Prefeitura entrega título de posse a moradores da Vila Monte Castelo

terreno_monte_castelo_1_g_1155Uma espera de 40 anos foi finalizada pela Prefeitura de Ivaiporã, no dia 7 de dezembro, com a entrega dos primeiros 93 títulos de posse de imóveis localizados na Vila Monte Castelo. A entrega foi realizada no salão da Associação de Moradores e contou com a presença do prefeito Carlos Gil; prefeito eleito Miguel Amaral; gerente regional da Cohapar (Companhia Habitacional do Paraná) de Apucarana, Jamil Burihan Júnior; presidente da Associação de Moradores da Vila Monte Castelo e São José, Jaime Nunes Pereira; vereadores Ilson Gagliano e José Aparecido Perez (Zé do Bar); secretários municipais; e lideranças.

O processo de regularização dos imóveis iniciou em 2013 e segundo a diretora municipal de Planejamento, Carine Daiane da Silva, município algum do Paraná fez anteriormente regularização semelhante. A Vila Monte Castelo teve início em um loteamento irregular, onde o proprietário da área realizou a venda dos terrenos, mas não conseguiu efetuar o desmembramento. Dessa forma, a área tinha uma matrícula única e as transações eram baseadas apenas em contratos de compra e venda – chamados contratos de gaveta, que não têm valor legal.

Com a assessoria da Cohapar, a Prefeitura realizou o levantamento social, demarcação urbanística e projeto de desmembramento, e confrontou as famílias que estavam nos imóveis se eram as donas dos referidos lotes. Além de contar com o testemunho de vizinhos e da própria diretoria da Associação de Moradores, para ter o direito ao título de posse, o morador tinha que ser dono de um único imóvel e morar há pelo menos 5 anos. Além dos 93 lotes entregues, outros 125 imóveis estão com a situação regularizada e aguardam apenas a liberação das matrículas por parte do Cartório do Registro de Imóveis, o que deve ocorrer no início de 2017.

terreno_monte_castelo_2_g_1155Durante os próximos 5 anos, os moradores não podem vender os imóveis e, no final do período, o título de posse será convertido em título de propriedade. Os trâmites podem ser feitos sem nenhum custo aos proprietários.

Uma das beneficiárias foi Rosalina de Santana Geremias, que reside na Vila Monte Castelo há mais de 40 anos. Ela comentou que várias administrações anteriores prometeram regularizar a situação e, em alguns casos, os contratos dos moradores foram solicitados, mas nada foi resolvido. “Para mim, é um orgulho receber este grande prêmio.

Demonstra que há pessoas que olham pelos mais humildes”, disse a beneficiária.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Monte Castelo e São José, Jaime Nunes Pereira, creditou a conquista dos moradores à administração do prefeito Carlos Gil. “É a terceira vez que tentamos regularizar a situação. Nas outras anteriores, a qualquer dificuldade paravam o processo, mas confiei no prefeito Carlos Gil. Após 4 anos, conseguimos regularizar a situação”, comemorou o presidente.

Pereira classificou como uma das maiores conquistas da Vila Monte Castelo. “Muitos moradores queriam melhorar as casas, mas não tinham acesso a financiamentos. Agora, com a matrícula registrada, vai ser possível. Acredito que haverá uma transformação na Vila Monte Castelo”, disse o presidente da Associação de Moradores.

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, se emocionou durante o discurso. Ele comentou que a entrega dos títulos de posse era a sensação de dever cumprido. “Nunca tínhamos prometido a escritura, mas que íamos lutar para resolver a situação – e não foi fácil! Inclusive, demoramos quase 4 anos para resolver”, calculou o prefeito.

Para ele, além de oferecer mais dignidade às famílias, elas terão a segurança de investir em algo que é delas. “Acredito que a Vila Monte Castelo será outra. O ato concretiza o sonho de muitas pessoas em ter casa própria”, disse Carlos Gil.

Via Paraná Centro

Veja também: