5 passos para você organizar cabos e fios em casa

Roteador, carregadores de celular, computadores, carregadores de tablets, tevê, central da tevê por assinatura, vídeo game e por aí vai. São dezenas de equipamentos com os quais convivemos na “era digital”. Para cada novo aparelho adquirido, haverá um novo cabo e fios para plugar ou guardar.

Agora, convenhamos, fios não são exatamente bonitos para ficarem expostos na decoração, certo? Pensando nisso, HAUS foi em busca de soluções para ajudar você a por ordem no emaranhado, reduzindo o risco de acidentes e deixando o espaço organizado.

1) Primeiro passo: organize tudo

1

Determine o lugar dos equipamentos que podem ter posição fixa como modem, desktop, tevê, home theater, aparelho de som, entre outros. Ao instalá-los observe se todos os cabos que estão conectados são indispensáveis. Se houver algo sobrando, retire. Uma atitude que pode facilitar muito a sua vida é identificar cada cabo com nome correspondente do aparelhos. Dessa forma será possível desconectar e conectar tudo rapidamente.

 2) Use a criatividade

2

Grampos ao lado da mesa, uma rolha perfurada e presa com elástico ou velcros de várias cores. São várias ideias para por fim à bagunça dos cabos.

Há muitos itens que você tem em casa e que podem servir para organizar e prender os fios. Uma das situações mais complicadas é deixar os fios soltos, que podem criar um emaranhado que, além  de feio, pode comprometer a integridade dos equipamentos. Ganchos, fitas com velcro e lacres de plástico serão grandes aliados nesta missão.

3) Guarde os cabos sem uso frequente.

3

Rolinhos de papel higiênico customizados ou uma necessaire de viagem adaptada são boas opções para deixar os cabos ou fios que você não usa todos os dias bem guardados.

Um cabo para baixar fotos da câmera não é usado todos os dias, certo? Então ele não precisa ficar ocupando espaço e deixando mais bagunça acumulada na mesa do escritório ou em uma gaveta na sala. Invista em caixas ou outras formas de organizar esses itens deixando-os fáceis de localizar.

4) Invista em itens lúdicos

4

Não faltam opções coloridas e divertidas para por organizar os cabos do seu home office. Anime-se e invista em alguns.

Certamente não está na sua lista de prioridades para casa, mas há no mercado algumas opções de organizadores de cabos coloridos ou temáticos. Ou mesmo “cable box”, que normalmente vêm com cores chamativas. Vale investir em algum item.

5) Transforme a adversidade em decoração

5

E se um fio comprido de algum aparelho eletrônico ou luminária virar uma decoração divertida na sua parede? Solte a criatividade e desenhe com ele. A dica é primeiro testar o desenho com um fio, fixar pequenos pregos que revelarão o desenho e usar o cabo que sobra para contornar. Pode criar um efeito bem interessante.

Via Gazeta do Povo

Veja também: