Ivaiporã capacita agentes públicos em políticas de prevenção anti-drogas

Diretora Municipal Gertrudes

Diretora Municipal Gertrudes Bernardi Foto: Jaqueline Neves

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) de Ivaiporã em parceria com o Departamento Municipal de Educação finalizou ontem, na Câmara de Vereadores, capacitação voltada para profissionais da rede de saúde e rede de assistência social em tratamento e reinserção social, para educadores e comunidade escolar. As palestras foram ministradas pelos policiais civis Maria Cristina Venâncio e Nelson Venâncio, da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), e pelo delegado Gustavo Dante da 54ª DRP. Segundo a presidente do COMAD, Gertrudes Bernardy, a capacitação tem por finalidade fortalecer a rede local para prevenção e mobilização social para o engajamento ao Plano Municipal Anti Drogas.

“O dependente químico é atendido pela saúde, pelo pessoal da educação e da assistência social, a capacitação é para prepara-los para o atendimento. O curso também prepara multiplicadores para que possam levar a prevenção para todos os ambientes. “Infelizmente aqui em Ivaiporã 70% dos presos na cadeia de Ivaiporã são traficantes ou estão ligados há algum crime relacionado a drogas. Isso significa, que se trabalharmos hoje com a prevenção, daqui cinco anos teremos com certeza, uma redução significativa desses números”, comenta Gertrudes.

jn2A assistente social, Regina Maria Alves Anacleto, que trabalha no Centro da Juventude, aprovou a dinâmica da capacitação. “Infelizmente, grande parte das crianças que trabalhamos estão envolvidas com drogas. A capacitação serve para atualizar nossos conhecimentos e poderemos repassar esses conhecimentos de forma precisa”, relata Regina.

Via Tribuna do Norte/Ivan Maldonado

Veja também: