Desaprovação de Richa é de 61%, a menor desde a Batalha do Centro Cívico

betorichaPelo menos 61% dos paranaenses desaprovam a gestão do governador Beto Richa (PSDB), de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas. O índice, apesar de alto, é o menor desde fevereiro de 2015 –quando os professores fizeram uma extensa greve e quando houve a chamada Batalha do Centro Cívico, em 29 de abril daquele ano.

Em fevereiro de 2015, quando os professores chegaram a invadir o plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para impedir a votação do projeto de lei que mudava as regras da previdência estadual, 76% da população do estado desaprovava a gestão Richa. Em junho, dois meses depois da Batalha do Centro Cívico, que deixou 213 feridos na Praça Nossa Senhora da Salete, a reprovação ao governo estadual chegou a 84% – o maior índice desde 2012.

Eleições e distância no tempo

De acordo com a pesquisa atual, 35% dos paranaenses aprova a administração de Richa e 3,5% não sabem ou não responderam. Em 2012, a aprovação ao governo era de 69,6%.Para o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, pelo menos dois fatores explicam a queda da desaprovação de Richa nessa última pesquisa. “O resultado das eleições ajudou muito ele. As demais pesquisas também estavam muito próximas do fatídico 29 de abril”, explica.

Via Gazeta do Povo

Veja também: