Ivaiporã começa a distribuir carnês do IPTU nesta semana

Carnês estão disponíveis no setor de tributação da prefeitura. Foto: Tribuna do Norte

Carnês estão disponíveis no setor de tributação da prefeitura. Foto: Tribuna do Norte

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Ivaiporã estão disponíveis desde segunda-feira (13) no setor de tributação da prefeitura. O vencimento da cota única com 10% de desconto para o pagamento à vista será no dia 10 de abril, quando também vence a primeira parcela do pagamento que poderá ser feito em até seis vezes.

Também existe a opção de pagamento em parcela única com vencimento para o dia 20 de abril, porém o desconto é de 5%. O contribuinte ainda tem a opção emitir o próprio carnê de IPTU no site da Prefeitura. Os contribuintes que quitarem o imposto em dia, concorrem a 5 notebooks.Conforme a Secretaria de Planejamento e Finanças, o IPTU foi reajustado em 7,13%, baseado no Índice Geral de Preços (IGP).

Além da cobrança do IPTU, está incluída a taxa de combate a incêndio, a contribuição de calçamento e emolumentos. Segundo a secretária de Planejamento e Finanças, Carine Daiane da Silva, o valor arrecadado do imposto é investido em todos os serviços e equipamentos mantidos pela administração municipal. “Além dos 25% que vão para a Educação e 15% para a Saúde o recurso do IPTU é aplicado em todas as obras e serviços que a Prefeitura executa”, destaca.Ainda segundo Carine, em 2015 e 2016 foi realizado um amplo trabalho de diagnóstico e levantamento cadastral para correção nos dados dos imóveis, oportunizado aos interessados que fizessem a regularização das áreas de construção ou dos terrenos que não foram informados junto ao setor de tributação.

“Em 2017, o lançamento do IPTU considerará os ajustes e lançamentos corretos quanto às áreas de terreno e construção”, assinala Carina. De acordo com o prefeito Miguel Amaral (PSDB), a medida em que a população contribui com o IPTU, a cidade segue avançando.

“´É dessa forma que o Município realiza obras estruturantes, para deixar a cidade cada vez mais limpa, com mais áreas de lazer, manutenção, drenagem e pavimentação com pedra irregular de ruas e avenidas. Por isso, é importante que o contribuinte pague o seu IPTU em dia”, completa Amaral. Até o dia 10 de abril, o setor de tributação, manterá uma equipe de plantão no horário de almoço para as entregas dos carnês.

Via Tribuna do Norte

Veja também: