Aniversário de Ivaiporã terá inauguração do Parque Ambiental Jardim Botânico

lago_botanico_1_g_1149

Portal de entrada pela Avenida Marechal Farias está pronto

O 55º aniversário de Ivaiporã, marcará a inauguração do Parque Ambiental Jardim Botânico – obra orçada em cerca de R$2,4 milhões com recursos oriundos da Sanepar e assegurados na renegociação da renovação de contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e tratamento, e coleta de esgoto.

Segundo o prefeito Carlos Gil, além dos shows artísticos, haverá apresentação de cantores locais, praça de alimentação e parque de diversões. “Ivaiporã irá ganhar um grande presente. Trata-se do Parque Ambiental Jardim Botânico”, afirmou o prefeito.

Entre as atividades esportivas e de lazer serão realizados no Parque Ambiental Jardim Botânico torneio de futebol no campo de grama sintética; torneio de vôlei de areia; torneio de bocha; e a apresentação de skatistas profissionais.

O prefeito frisa que os shows serão gratuitos à população, além das atividades esportivas que estão sendo programadas.

Parque Ambiental Jardim Botânico

Operários trabalham na base do campo de futebol sintético

Operários trabalham na base do campo de futebol sintético

O diretor municipal de Meio Ambiente, Jayme Ayres, explicou que o investimento vai proporcionar uma revolução na questão ambiental em Ivaiporã. As obras iniciaram há cerca de um ano e foram realizadas inúmeras intervenções. Foram colocados 300 caminhões de rachão e 3 mil caminhões de terra; proteção e canalização de dezenas de nascentes que abastecem o lago e o Córrego Pindauvinha; alargamento da pista de caminhada; e melhoria na iluminação.

Antes do dia 19 de novembro deverão ser concluídas a trilha ecológica com cerca de mil metros de extensão e a identificação das espécimes vegetais mais relevantes no interior da mata; construção da lagoa ornamental e de uma piscina batismal; instalação do viveiro com capacidade de produção anual de 500 mil mudas, entre plantas nativas, árvores ornamentais, flores e ervas medicinais; conclusão do orquidário; campo de grama sintética; playground; cancha de areia; pista de skate; cactário; e abertura da lanchonete, que será terceirizada por meio de processo de licitação.

Lago de peixes ornamentais deve chamar atenção das crianças

Lago de peixes ornamentais deve chamar atenção das crianças

Ayres comentou que na área que servirá como trilha ecológica foram plantadas mais de 2 mil espécies de árvores frutíferas nativas, como amora, pitanga, ingá, guabiroba, jabuticaba e, ao longo do Parque do Jardim Botânico, foram plantadas mais de 1.500 mudas de palmeiras, além de 500 mudas de manacá da serra. “O Parque Ambiental Jardim Botânico terá uma importância significativa para a pesquisa, educação ambiental, lazer, esporte, cultura, entre outras atividades”, antecipou Jayme Ayres.

O município pretende transferir Feira Sol & Lua e disponibilizará pedalinhos para passeio no Lago do Jardim Botânico.

O diretor municipal de Meio Ambiente afirmou que Ivaiporã é referência na questão ambiental no Paraná, por meio de programas como o Cultivando Água Limpa e na coleta de material perigoso, como lâmpadas e lixo eletrônico. “Parque Ambiental Jardim Botânico será um Centro de Educação Ambiental, uma vez que também contamos com uma biblioteca completa apenas com livros sobre meio ambiente”, disse Ayres.

O prefeito Carlos Gil lembrou que, além dos aspectos de saúde, lazer, esporte e educação ambiental que o Parque Ambiental Jardim Botânico vai proporcionar haverá uma compensação financeira, porque será registrado para o recebimento do ICMS Ecológico. “Trata-se de uma área de lazer no coração de Ivaiporã. É uma região urbanizada e certamente irá beneficiar a população”, finalizou o prefeito.

Via Paraná Centro

Veja também: